Google+

segunda-feira, setembro 08, 2014

Artigo: Pensamentos sobre os média em Portugal e Videojogos



Quando criámos os LynceGamers, tínhamos a ideia de fazer um site, ou melhor, uma zona que se focasse em videojogos cá em Portugal. Um pequeno grupo de pessoas a partilhar as suas opiniões e experiências, tal como os seus desejos e expetativas. Esta fazia parte de uma iniciativa que tinha o objetivo de expandir o mundo dos videojogos a outros média e a várias pessoas pelo país todo.

A inspiração veio de outros programas e revistas que, infelizmente, já não se produzem, como o Insert Coin no AXN e a revista MaxiConsolas, para além de muitos outros dos quais de certeza que têm memórias.

Se estamos a cumprir o nosso objetivo, bem, isso é discutível. Eu sinceramente espero que sim. Mas, porque estou a falar sobre isto? Bem, caso não saibam, a revista BGamer vai deixar de ser desenvolvida em formato físico, passando só a funcionar como site. Quando estava a ler a última revista deles e descobri este facto, este deixou-me bastante triste, saber que a última revista de videojogos cá em Portugal vai deixar de ser publicada, e principalmente depois de ter durado tanto tempo.

Eu não posso deixar de me perguntar: 

Será que poderá haver algum outro formato de média cá em Portugal que possa atrair aos entusiastas de videojogos? 

Verdade que temos sempre a internet e seu infindável conteúdo, mas muito deste não é produzido cá. Sem falar que me deixa triste não conseguirmos explorar mais outras vias. Eu, pessoalmente, acredito que com um pouco de pensamento criativo, com uma forma diferente de encarar este “problema”, é possível fazer estes conteúdos não só de qualidade mas também autênticos sucessos. Basta adaptar algumas ideias de outros formatos e aplica-las de forma inteligente ao mundo dos videojogos.

Tal como disse, posso ir à net para ver muitos conteúdos de videojogos, mas nada me tira a satisfação de chegar a uma banca, comprar uma revista e pôr-me a lê-la num café, num parque, ou outro sítio qualquer. Para não falar de apreciar qualquer outro conteúdo exclusivo que a revista traga com ela, seja este pósters, autocolantes, bandas-desenhadas ou até mesmo jogos. Sem falar que gosto de ler uma revista pelas diversas opiniões e experiências de vários escritores, da mesma forma como gostava de assistir a programas na televisão que tinham ótimos apresentadores e um conteúdo bastante bom.

Acredito que não sou a única pessoa a querer expandir o mundo dos videojogos no nosso país, mas gostaria de saber se sou mesmo o único a pensar desta forma…

Enfim, este é apenas outro site no espaço enorme da internet e não está a quebrar barreiras como as que falo acima, mas mesmo assim fico feliz por ter um espaço como este para partilhar pensamentos e outros afins, e agradeço a todos os que nos seguem e vêem o nosso conteúdo.

Obrigado.

0 comments :