Google+

domingo, março 23, 2014

Análise. Legend of Zelda The Wind Waker HD

Analisado por Redhellc



O retorno ao grande azul
O ano é 2002, a consola a Nintendo Game Cube, aí o mundo assistiu ao lançamento do jogo Legend of Zelda The Wind Waker. Nessa altura o jogo recebeu uma grande crítica por seguir um estilo mais cartonizado, injustificadamente, comparado ao que tinha sido introduzido na Nintendo 64 em Ocarina of Time. Mas ao longo dos anos a qualidade do jogo tem sido cada vez mais apreciada e o estilo do jogo torna-o ainda hoje muito agradável à vista, ao contrário de outros.
Saltamos agora para 2013, numa das conferências da Nintendo esta revelou que ia lançar uma nova versão do jogo em HD para a Wii U. Mesmo que o jogo original ainda se aguente bem hoje, a receção da notícia foi maioritariamente positiva. Então no final do ano passado tivemos a possibilidade de reexperimentar Wind Waker e saber se a nova versão fui realmente justificada.


O Herói dos ventos
Caso não tenham experimentado o jogo na altura, a história vem assim: Em outros tempos um grande mal atacou o reino de Hyrule que ameaçava trazer uma era de escuridão. Mas um herói com o poder do tempo derrotou o grande mal, prendendo-o com o poder dos deuses. Anos passaram e o grande mal conseguiu libertar-se da sua prisão ameaçando novamente a terra de Hyrule. As pessoas rezaram à espera que o Herói do Tempo os viesse salvar, mas este não veio. Como forma de impedir esse mal, os deuses inundaram a terra num grande dilúvio, que forma agora o oceano onde o jogo se passa. Bem longos anos passaram desde o grande dilúvio e esse mal parece estar a emergir novamente, um novo herói deve surgir para o enfrentar.
Se estão à procura de uma história menos convencional de Zelda este até faz umas coisas diferentes, aumentando a mitologia para lá de Hyrule ao mesmo tempo que cria ligações claras a jogos anteriores. É sem dúvida uma história espetacular ao nível dos melhores Zeldas, com revelações, mistérios, lendas e a mística que só estes jogos conseguem. O ambiente que esta oferece é também muito do meu agrado, conseguindo ser sério quando precisa, mas seguindo uma filosofia mais leve e às vezes até engraçada. Em termos de como ela se desenrola é da mesma forma que qualquer outro Zelda, explorando o mundo, conhecendo pessoas, e ajudando-as. Uma interação que ajuda a integrar facilmente na história do mundo.
A versão HD não oferece nada de novo no que toca à história, mas eu sou apologista que se está bom não se deve tocar. E a experiência que esta história oferece está perfeita como está.


Ao vento e sobre as ondas
O gameplay de um Zelda consiste em exploração e aventura, e este jogo entrega isso sem falta. A forma de explorar o mundo é usando um barco viajando sobre o oceano, enquanto se salta de ilha para ilha. Este é um dos poucos Zeldas que te oferece logo um mundo inteiro para explorar, razoavelmente cedo na história, mesmo que tenha algum seguimento dependendo dos items que Link tem. A oferta de exploração que este tem é incrível, não só em número de ilhas, mas também em mini-jogos para jogar nalgumas delas, tesouros para encontrar, inimigos para combater, etc. O número de dungeons no jogo e a sua variedade também é agradável, com nenhuma realmente longa ou que exija grande backtracking nela. O que faz uma experiência agradavelmente suave. Verdade que poderia tornar-se um bocado seca percorrer todo o oceano, mas a adição de uma vela mais rápida na versão HD e alguns elementos que tornam possível uma movimentação rápida mais à frente no jogo torna esse problema obsoleto. Alguns desses elementos usam a Wind Waker, uma batuta que dá ao Link o poder sobre os ventos e outras coisas, dependendo da música a ser dirigida, que vai ser crucial na exploração do mundo. Este tipo de itens é habitual num jogo de Zelda, e tal como os outros, este encontra-se muito bem introduzido no jogo.
Em termos do combate e controlo de Link está bastante fluido e rápido, nunca ficando monótono. Por essa mesma velocidade e a variedade de inimigos que existem, com várias formas de serem derrotados, de acordo com itens que Link dispõe. Esses itens também são vários e reusados por toda a aventura, não havendo muitos que sejam esquecidos mais à frente.
Os bosses enquanto simples, são bastante agradáveis e variados, que como normalmente têm de ser derrotados com os itens ganhos na sua dungeon. Em termos de desafios o jogo é suficiente versátil, oferendo dois modos de dificuldade facilmente trocáveis durante um jogo.
Agora no que toca a coisas exclusivas desta versão, a sela que falei em cima é apenas um exemplo de pequenas coisas adicionadas ao jogo que torna a experiência mais fácil. Muitos itens e armas também foram mudadas para usarem o giroscope da Wii U como controlo alternativo, que funciona tão bem que me vi mais vezes a usa-lo do que o controlo analógico normal. O facto de estar na Wii U também significa que tem o miiverse integrado no jogo, até ao ponto em que se tirarem uma fotografia no jogo podem partilha-la. Também podem enviar ou apanhar garrafas no mar com comentários ao jogo. Claro que definições como esta podem ser desativadas, mas dá sempre uma vida diferente ao jogo.


A lenda revigorada
Isto é uma versão HD, mas não é apenas uma versão que adiciona um widescreen e tá feito. Nope, o visual deste jogo foi totalmente melhorado. É verdade que o estilo cellshaded original já é bastante bom, mesmo para agora. Mas esta versão não só oferece modelos e ambientes mais polidos, como também texturas de qualidade superior, uma iluminação melhorada que se nota especialmente nas passagens de noite para o dia e vice-versa, etc. O que eu quero dizer é que este jogo é belo, e ainda mais num ecrã grande.
Se tiverem a jogar com o gamepad da Wii U também podem ver que o layout foi colocado todo no visor do pad e totalmente acessível a partir daí, o que ajuda ao ecrã ficar menos cheio não se intrometendo com o mesmo.
Em termos de música, please é Zelda é óbvio que vai ser brutal. Nem preciso de dizer nada, mas tanto as novas composições como rearranjos de anteriores são ótimas. Ela é tão boa que nem foi preciso mudar nada na versão HD. 


Um verdadeiro tesouro
Sem dúvida, que tal como outros jogos de Zelda, a qualidade não se questiona. Seja na história rica, profunda e divertida. No gameplay divertido, fluido e cuidado. Na apresentação maravilhosa e intemporal. Tudo junto a uma pintura nova e retoques para afinar o que estava muito bom, esta é a versão definitiva de Wind Waker e um jogo de Legend of Zelda incrível.
Recomendo a todos os jogadores, sem dúvida, mesmo se nunca tenham jogado um Zelda este é um dos melhores para começar. Uma experiência verdadeiramente AMAZING!

0 comments :