Google+

domingo, dezembro 15, 2013

Oculus Rift: Uma Aventura... na MEO XL Party


   O maior evento em Portugal de videojogos e tecnologias relacionadas com os mesmos, a MEO XL Party, está a decorrer este fim-de-semana no Parque das Nações, em Lisboa. Este é um evento que decorre umas três vezes por ano em Portugal, sempre em locais diferentes. Este ano, eu (InfamyKing) e o Redhellc temos feito questão de estar presente pelo menos um dia em cada uma destas edições da XL Party, e esta não foi exceção.

  No entanto, eu estava especialmente emocionado por estar presente nesta edição do evento visto que poderia experimentar pela primeira vez o Development Kit do Oculus Rift. Acabámos por ir ontem ao evento e, sinceramente, posso dizer-vos que não fiquei minimamente desapontado!

   Ora, eu estava perfeitamente consciente dos "problemas" que este protótipo (sim, porque ainda só é um protótipo) do Oculus Rift sofre quando decidi que queria experimentá-lo. Para os que não sabem, ficam já a saber que a resolução dos ecrãs não é muito elevada, conseguindo-se visualizar cada um dos pixels individuais. Para mim também me pareceu que a cor da imagem estava um pouco esbatida, quando comparada com a transmissão em tempo real que estava a decorrer na televisão ao lado.

   Contudo, todos estes problemas (e outros quaisquer que eu não tive tempo de experimentar devido ao curto espaço de tempo que me foi permitido experimentar o aparelho) serão resolvidos no futuro. O pessoal da Oculus VR, responsáveis pelo desenvolvimento desta tecnologia, já confirmaram resoluções maiores em edições futuras, por exemplo (peço perdão pela falta de referências mas acreditem em mim quando vos digo isto!). É preciso não esquecer que esta tecnologia ainda está em desenvolvimento. Para não falar que qualquer destes problemas se esbatia rapidamente quando uma pessoa fica imersa no que está a ver. Só para ajudar, posso já afirmar que o Oculus Rift responde maravilhosamente bem a qualquer movimento que se faça com a cabeça. E nem me ponham a começar a falar da experiência em si... 

   Embora eu estivesse à espera de poder experimentar um jogo enquanto utilizava o Oculus Rift, para demonstrar a tecnologia, uma montanha russa virtual também funciona bastante bem. Juro-vos que quando começou, eu julguei que me ia estatelar contra o chão! Para o bem ou para o mal, eu esqueci-me (quase) completamente que esta era apenas uma experiência virtual e fiquei completamente imerso na viagem e na paisagem. Mas, em vez de estar para aqui a tentar explicar-vos pelo que passei, que tal um pequeno vídeo?


   Só tenho mesmo pena de ter durado tão pouco tempo. Podem apostar que vou começar já a guardar algum dinheiro de lado para poder comprar a Edição de Consumidor para mim, quando ela um dia estiver disponível.

InfamyKing

0 comments :