SimCity e o modo Offline
SimCity é um
jogo desenvolvido pela Maxis e publicado pela EA no início do ano passado cujo
objetivo consiste no jogador tornar-se no presidente da câmara de uma cidade e
auxiliar a sua ascensão ou queda, dependendo do quão bem (ou mal) este a
governasse. O lançamento deste jogo foi… um completo desastre. Com a sua
política de online-only e os
servidores incapazes de lidar com a quantidade de stress causada nestes pelo enorme volume de jogadores, muitos deste
viram-se incapazes de jogar o jogo durante a primeira semana. No
entanto, apesar de EA ter afirmado no lançamento que seria impossível
implementar um modo offline, tivemos
há uns dias o lançamento do 10º Update, o tão esperado modo Offline. Mas antes de continuarmos,
vamos a um pouco de história primeiro.
A saga SimCity
tem sido uma parte importante da minha vida. Ainda hoje me vejo a jogar
ocasionalmente SimCity 4 juntamente com a expansão Rush Hour, mais de 10 anos
depois do seu lançamento. Embora na altura compreender como tudo neste jogo
funcionava estivesse muito para lá das minhas capacidades infantis, conseguia,
mesmo assim, divertir-me imenso. Embora me fosse impossível construir uma
cidade que conseguisse prosperar, vi-me a perder horas e horas neste jogo. Se
não fosse a minha paixão por biologia e pelo funcionamento das coisas vivas,
provavelmente teria seguido para economia. Como tal, não imaginam o salto de
alegria que dei na minha cadeira quando soube que a EA ia lançar a 5ª iteração deste
franchise!
E o quão
dececionado fiquei depois de saber que não ia haver nenhum modo offline. Embora o jogo em si, do que
tenho lido, não seja completamente mau, não percebo porque é que a EA decidiu
por um modelo de gameplay online-only. Compreendo que as areias do
tempo acabem por levar consigo para o esquecimento os fracassos dos derrotados,
mas, em 2009, o estúdio, agora defunto, Monte Cristo tentou fazer algo similar
com o seu rebento, Cities XL. Monte Cristo até fez melhor, dado que dava aos
jogadores a possibilidade de poderem jogar offline. De qualquer das formas, a falta de adesão ao modo online de Cities XL levou a que Monte Cristo acabasse por encerrar os servidores menos de
4 meses depois do lançamento. Pode-se argumentar que, se a EA tentou investir
num mercado online-only demasiado
cedo, Monte Cristo tentou MESMO demasiado cedo. Mas pelo menos estes ofereciam,
embora um pouco desprovido de conteúdo, uma maneira do jogador poder
experimentar o jogo sozinho.
Embora no
mundo sempre conectado em que vivemos hoje possa parecer incompreensível para
alguns, eu gosto de jogar sozinho. Eu gosto de poder estar só eu e o meu
computador, sem mais nenhum elemento humano à mistura. E esta foi,
sinceramente, a única razão pela qual eu ainda não comprei o jogo.
Com isto tudo
dito, peço que não me levem a mal, aplaudo a EA por ter decidido voltar atrás
com a sua palavra. Ao ponto de que, depois do trabalho que a EA teve, posso
dizer que estou finalmente a considerar adquiri-lo. No entanto, acho que os
danos deste lançamento falhado, adicionado ao facto que o jogo vinha cheio de problemas,
foram demasiados para a comunidade e a EA já vai demasiado tarde para tentar reparar
os seus erros. Só espero é que a EA tenha aprendido alguma coisa com esta lição
e que o lançamento da próxima iteração de SimCity, venha ela quando vier,
decorra com muitos menos problemas.
Se quiserem
ler mais alguns detalhes acerca de como o modo offline vai funcionar, pode ler
a notícia publicada pela EA aqui.
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