Análise: Metroid Fusion
Analisado por redhellc
Invasão metroid a caminho?
Metroid Fusion é o quarto jogo da
serie Metroid das aventuras 2D que foi lançado no Gameboy Advance pela
Nintendo. A serie conta a história de uma caçadora de recompensas, Samus Aran,
e o sua batalha contra a terrível espécie que são os metroid, sim o jogo tem o
nome do inimigo principal jogo, que querido. Este é um franchise que reverte já
para os tempos da NES, Nintendo Entertainment System, um tempo de jogos 8-bit,
mas como se deu ele no seu primeiro lançamento no GBA?
(Inserir razão para perder upgrades aqui)
A história começa com a nossa heroína
a investigar uma área do planeta SR388, onde encontra um ser vivo chamado
parasita X, onde este entranha-se dentro dela. Quando esta mais tarde está na sua
nave o parasitiva começa a fazer efeito e fazendo-a despenhar contra
um cinto de asteróides. A Federação Galáctica consegue salva-la, mas esta
continua a morrer devido ao parasita, não havendo cura possível. Mas
miraculosamente alguém consegue encontrar a cura através de uma amostra de ADN
de metroid, sendo este os inimigos naturais dos Xs. Quando esta acorda descobre
que partes do seu fato tiveram que ser removias e as partes que sobraram
fizeram o novo fato agora chamado Fusion, conveniente. Depois de tudo isto é
contactada para a estação BSL, de onde faziam parte os agentes que a estavam a
acompanhar no planeta SR388, onde descobre que os X’s não só se infiltraram nos
agentes como conseguem imitar os seres em que se infiltram, juntamente com a
habilidade de se poderem multiplicar assexuadamente, estes não têm qualquer
problema a infestar a estação. O trabalho de Samus, destruir todos os X’s e
salvar a estação.
No final a história passa-se logo a
seguir a Super Metroid na Snes, e passa para um plano de fundo dando lugar
a uma jogabilidade de exploração, com pequenos avanços ao longo do tempo. Não deixa de
ser uma história boa para o jogo e que constrói muito suspense. Estranho para
um jogo chamado metroid, não haver nenhum, estranho…
Um, dois, três…Um upgrade de cada vez
A jogabilidade de metroid começa simples, setas para movimentar, um botão para saltar, outro para disparar, e um para
focar na diagonal. Parece fácil, mas depois integrasse um das funcionalidades
de metroid, upgrades para a armadura, começa com misseis que tiram mais que os
lasers, junta-se a “morph ball” que transforma numa bola. Mais upgardes para o
laser e para o fato até se ficar uma autêntica máquina de matar.
Exploração também é um fator muito
importante na jogabilidade, é a forma de encontrar upgrades, e baseia-se numa ação
do género de plataformas onde se vai defrontando inimigos. Devido a baixa
quantidade de upgrades iniciais na armadura é provável um número de mortes
iniciais alto, mas a perseverança dá frutos no futuro quando o jogo brilha
mais. Mesmo que a exploração alguma das vezes seja um pouco linear, em
contrapartida faz a fusão com a história muito mas imersiva e fluída.
Como em muitos outros jogos existem
os ocasionais bosses, que vão dos pateticamente fáceis para os decentemente difíceis. Mas
sem duvida um ponto forte do jogo com grande variedade neste campo.
O ambiente perfeito para os Xs
O jogo brilha na apresentação sem dúvida,
ótimas animações de sprites bem detalhadas e efeitos sonoros de alta qualidade
(no GBA). Com música de fazer mexer o corpo a dar um ambiente sinistro e
“up-beat”, o jogo não desaponta neste campo.
O níveis são bastante
variados, abrangendo diversos temas que ajudam a separar as diversas partes da
estação, criando a sensação que a estação é um mundo nela própria. O estilo assenta bem à saga metroid
usando um estilo sci-fi, onde os updates gráficos são muito bem-vindos e a nível
muito acima da norma do gba.
Contagem decrescente para o fim
Em conclusão o jogo não desaponta, não
só como um jogo na saga mas também como sucessor de Super Metroid. Com maior ênfase na história e exploração mais linear segue uma tática diferente do seu
antecessor, mas que funciona na mesma.
Um jogo que ao ser jogado tanto por
fans como casuais é possível verificar a sua qualidade, mas a sua dificuldade
pode afastar alguns jogadores que sejam menos pacientes ou um pouco
inexperientes. Experimentem e vejam se combina com o vosso estilo de jogo.
0 comments :