Google+

sábado, abril 12, 2014

Darkwood Update: Mudanças


     Eu tenho acompanhado a evolução de Darkwood desde a sua campanha bem-sucedida há quase 1 ano atrás. Para quem não conhece o jogo, podem ter uma ideia do que este terá para vos oferecer aqui e aqui. Ocasionalmente, nas poucas vezes em que não estão a trabalhar no jogo, a Acid Wizard Studio lança um update para falarem um pouco de como está a correr o desenvolvimento do jogo. O último destes trás consigo mudanças fundamentais na estrutura e direção do jogo.

     Basicamente, o mais importante a retirar é: os elementos roguelike estavam a entrar em conflito com a forma como a equipa queria apresentar a história ao jogo, para além de todo o sistema de escolhas e consequências. Portanto, decidiram voltar atrás com a ideia de permadeath. Ou melhor, deixá-la provavelmente como uma opção para os jogadores mais hardcore.

     Bem, esta situação foi dececionante para muitos fãs que estavam à espera de um jogo old-school roguelike. Houve muito pessoal que só doou o seu dinheiro porque foi publicitado na campanha que permadeath seria um fator essencial na forma como o jogo funcionaria. Eu, pessoalmente, não estou muito afetado na escolha desta decisão para a direção do jogo. Permadeath nos jogos é uma opção que eu tento evitar porque acabo sempre estabelecer uma conexão emocional com as minhas personagens, especialmente se sou eu a cria-las. Perdê-las consegue tornar-se bastante doloroso. Por um lado, compreendo o lado dos jogadores, alguns chegando a dizer que se sentem enganados. Por outro lado, também compreendo a posição dos developers. Afinal, quem é que tem uma melhor ideia de como é que o jogo deve funcionar? Em defesa dos devs, aparentemente muitos deles inicialmente foram contra esta mudança no design, chegando ao ponto de ameaçar a amizade entre os mesmos. O problema creio que está na falta de informação acerca de como este “novo” Darkwood irá funcionar. Por causa disso mesmo, o pessoal da Acid Wizard Studio prometem-nos mais informações ainda este mês. Eu confio nestes devs e se eu já não estava preocupado antes, agora ainda estou menos. Vamos esperar para ver o que o Darkwood nos vai trazer.


     Como bónus, um dos devs e a própria Acid Wizard Studio afirmou que iremos poder experimentar o jogo daqui a muito pouco tempo! Portanto, fiquem atentos porque daqui a nada estaremos a tentar sobreviver no mundo de Darkwood!

InfamyKing

0 comments :