Como o Halo 4 arruinou a história do franchise
Artigo por: Redhellc Atenção: Spoilers
Todos
sabemos que o último jogo do franchise do Halo, o número 4, foi um passo atrás
no franchise. Muitos dizem que a culpa disto está concentrada no gameplay e
escolhas de design. Ora, eu também penso que essas áreas precisam de trabalho,
mas para mim a história também não ajudou; passo a explicar.
Uma
das coisas que me interessava neste FPS, e também o que o fazia destacar de
outros FPS’s era a sua história e mitologia, que para mim eram espetaculares. O
que o 4 fez foi pisar em pontos cruciais dessa mesma mitologia. Comecemos pelo
ponto 1:
1 - O Forerunner Didact
Ok, se souberem a
história mínima do Halo, os Forerunners foram uma civilização muito antiga que
criou os Halos como uma forma de prevenir o alastramento de uma forma de vida
que consumia outras formas de vida inteligentes, uma espécie de praga, os Flood.
Os Halos destroem a fonte de vida dos Flood, ou seja, todas as formas de vida
inteligentes, dentro do raio de… bem, do seu raio. O que matou os Forerunners e
outras formas de vida na galáxia. Mas, devido a um processo complicado,
conseguiram restabelecer todas as outras formas de vidas aos seus respetivos
planetas, aos poucos, incluindo os humanos. Agora vem a pergunta: como é que o
Didact está vivo? Bem, parece que este foi exilado antes do evento dos Halos,
devido às suas ações drásticas. Mas, quais foram essas ações? Eu entro nelas no
próximo ponto. Onde quero chegar com este tópico é que, se os Forerunners foram
capazes de pensar em tudo quando queriam eliminar os Flood e dar um futuro
próspero à galáxia, como é que se esqueceram do exilado psicótico que estava
fora do alcance dos Halos e que tinha um exército, os Prometheus, ao seu
dispor? Ok, eles eram suposto estar a guarda-lo, mas ele tinha o poder de os
controlar, o que faz disto uma falha enorme por parte dos Forerunners… muito
estranho por parte de uma raça supostamente avançada e inteligente. Ah e, já
agora, desde quando é que os Forerunners conseguem usar a Força? Nunca nos foi
dito tal coisa, então como é que o Didact tem este poder? Mas pronto, passemos
ao próximo ponto.
2 -
Forerunners vs Flood vs Humanos… what?!
Pelo
que parece, os Humanos estiveram em guerra com os Forerunners, yup. Isto é-nos
dito por um “Holograma”. Ao que parece, a raça dos Humanos é muito mais antiga que o que pensávamos
e que o nosso planeta de origem não é a Terra, visto que nos é dito que nós
“invadimos” a Galáxia dos Forerunners, a Via Láctea, há muito tempo. E digo "invadimos" porque, na verdade, nós estávamos a fugir dos Flood, mas os
Forerunners não sabiam. Ok, aqui está a situação: antes deste jogo: os
Forerunners eram conhecidos como uma civilização muito avançada, inteligente e, mais importante, PACÍFICA. De acordo
com este jogo, qual foi a ação desta raça pacífica em relação ao movimento não muito pacífico dos
Humanos para a Galáxia deles? Entrar em guerra com esses
mesmos indivíduos, pois está claro! Como é que eu não vi isto?! Faz todo o
sentido!… Não, nem por isso. Aliás, eles dizem que a raça humana foi
quase exterminada pelos Forerunners mas, nos jogos antigos, a razão pela qual os
Forerunners foram extintos foi porque não estavam preparados para lutar contra
a ameaça dos Flood. Eram uma raça pacífica, logo não tendo armas para lutar
contra estes… Bem, não de acordo com o 4. Eles tinham armas, apenas escolheram
não usa-las e, em vez disso, tentaram seguir uma forma muito mais complicada para
tentar derrotar os Flood. Quando isso não resultou, já era tarde demais e
tiveram que usar os Halos. Ah, já agora, a razão pela qual o Didact foi exilado
foi porque quase exterminou a raça dos Humanos tentando aperfeiçoar uma “arma”
que os iria salvar dos Flood enquanto ao mesmo tempo os iria tornar imortais.
Ok, já estão confusos? Pois então vamos seguir para o próximo ponto.
3 – Passagem de testemunho
Foi-nos
previamente contado que, quando os Forerunners decidiram ativar os Halos,
procuraram uma raça que pudesse ser a Herdeira da sua tecnologia, que iria ser
abandonada quando estes desaparecessem. E, como tal, escolheram os Humanos como
a raça mais indicada, como merecedores desse mesmo poder. Bonito, não é? Pois,
mas o 4 achou que isso estava mal e, quando adicionaram toda a parte da guerra
entre as duas raças, fizeram com que os Forerunners só nos deixassem a sua
tecnologia por pena de nos terem quase aniquilado… não se sentem especiais?
Yup, pena e não mérito. Se vos parece que os criadores da história estão a
tentar fazer com que os Forerunners pareçam os vilões, pois estão certos, visto
que a Reclaimer Saga decidiu tirar os Flood como antagonistas. O que até foi bom, pois estes já eram os vilões há bastantes jogos e tiveram o seu fim no jogo 3
(acho eu... com uma equipa como esta, não se pode ter certezas). Mas colocou a
raça Forerunner no seu lugar, uma raça que até agora tinha sido vista como
altruísta, bondosa, pacifica, etc. O que obviamente para mim é muito estúpido.
Ah, mas se o que disse não foi suficiente para verem os Forerunners como
inimigos, os criadores trataram disso. Lembram-se dos Prometheus, uns seres
tipo robóticos que eram suposto estarem a defender o Didact de ser acordado?
Bem, eles não são na verdade máquinas mas humanos “modificados” pelos
Forerunners. Yup, mas enfim, vamos concluir isto com mais um tópico.
4 – Master Chief
Bem,
a meio do jogo, quando o Master Chief tem o encontro com o tal Holograma
Forerunner, quase tudo isto o que vos falei até agora é-nos dito numa única
cutscene, que dura aproximadamente 5 minutos! Muito boa construção de história,
sim senhor. Mas, para além disso, ainda nos são ditas mais coisas, e uma delas
sobre o Master Chief. Aparentemente, este foi planeado desde dos tempos dos
Forerunners! Ok, não ele mesmo, mas sim um ser que fosse mais avançado que
todos, o passo a seguir na evolução e que iria ser o que reclamaria tudo o que
foi deixado para trás pelos Forerunners. Primeiro, eu penso que uma pessoa só
não constitui uma evolução de uma raça, mas pronto. Segundo, eu penso que o Master
Chief já era especial na forma como ele era, um Spartan II, o último destes.
Claro que não era o último dos Spartans, tecnicamente, e agora é que não é mesmo
depois de este jogo ter introduzido os IV. Mas ele era o Chief, a lenda, o
escolhido não só pela sua força ou intelecto, mas pela sua sorte. Mas este jogo
tinha que o colocar noutro patamar, ser o Chief não é suficiente, ele tem que
ser uma raça mais avançada por isso vamos atualiza-lo, e ele é atualizado
literalmente na história. Isto para dizer F U, sou o Master Chief, sou melhor que
todos vocês. Quer dizer, para um personagem que nunca vimos a sua cara e nem
sabemos o seu verdadeiro nome, que o tratam a nível pessoal por John-117,
indica que este quer passar despercebido, o que vai contra todo este cenário
criado neste jogo.
Bem, no final, não há
nenhuma história perfeita, e os outros jogos do franchise também cometem os seus
erros. Mas quando um jogo destrói sozinho pilares fundamentais de um franchise inteiro
só para dar novidade neste, é muito mau. É engraçado, quando joguei pela
primeira vez o jogo até o curti mais ao menos, mas à medida que o tempo passava,
este parecia-me cada vez pior, especialmente quando o comparava com os jogos
anteriores. Pena. Vamos ver como o é que a 343 Studios vai avançar com o
franchise, pode ser que aprendam com os seus erros. Mas no que toca ao que este
jogo arruinou na história, para mim não tem mais salvação. Halo nunca mais vai
ser a mesma coisa.
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