Google+

domingo, junho 23, 2013

Análise: Professor Layton and Pandora's Box

Analisado por redhellc


Mais e mais Puzzles
Observando as ultimas análises que tenho feito provavelmente já se aperceberam que ando a analisar os jogos da saga do professor layton, a próxima entrada é a segunda na série e da primeira trilogia. O estúdio que criou a série, Level-5, ao longo dos anos tem mostrado que esta tem muito para dar, devido ao número de jogos lançados ao longo dos anos. Será que este partilha a mesma qualidade que outros jogos da série? Esta é a pergunta que vou responder.


Tudo revolve à volta da caixa
A história do jogo começa como nos outros, o professor recebe uma carta para seu novo mistério. Desta vez é enviada pelo seu mentor, Dr.Schrader, e fala que o Doutor encontrou uma caixa, de nome Elysian box, com a fama de matar todas as pessoas que a abrem. O doutor tenciona usá-la como objecto de pesquisa, mas diz não conseguir resistir à curiosidade de a abrir, por isso manda a carta para o professor Layton caso lhe aconteça alguma coisa. O professor mal lê a carta decide ir logo para o apartamento do doutor, acompanhado pelo seu aprendiz, Luke Triton. Quando chegam ao apartamento encontram o doutor no chão aparentemente morto e sem sinal à vista da caixa, aqui começa então a nova investigação do professor.
A história é o habitual da série onde o professor e o seu aprendiz exploram vários locais e muitas personagens para chegar ao final do mistério, nada de mal aí, pelo contrário penso que a fórmula funciona muito bem, especialmente o final, os finais são sempre espectaculares e este não é excepção, aliás é o meu favorito até agora. 
Com duas vilas e ainda o comboio onde se pode andar a investigar, esta é, até agora, a maior aventura do professor.         


Não toques que desafinas
A jogabilidade é a mesma que os outros, a série é sobre puzzles e mistérios afinal de contas, e quando se tem uma fórmula que funciona não se deve mudá-la, mas sim melhorá-la. O jogo faz isso mesmo, mesmo ainda tendo alguns pequenos incómodos como o primeiro jogo, maioritariamente na fluidez, mas estes acontecem muito menos. A diversidade de puzzles é maior, não só em relação ao jogo anterior mas também em entre os puzzles do jogo. O factor de exploração está praticamente igual, usando o stylus para explorar os locais, mas este jogo aumenta o potencial de exploração consideravelmente com mais e maiores locais para explorar.
As mudanças tornam o jogo muito mais agradável e entregam uma experiência maior, mesmo até que a do ultimo jogo da DS, Spectre’s Call.


O ambiente faz parte do mistério
Alguns dos factores que tornam esta série especial são o seu ambiente e estilo. Estes são perfeitos para os jogos, e como sempre adoro o estilo usado, anime japonês. A banda sonora junta-se a estes factores e criam uma experiência mágica.
Não posso dizer muito mais, pois os jogos da série na DS têm todos o mesmo estilo e ambiente, mas consegue-se notar um pouco mais de detalhes nesta entrada em relação à anterior.


A última peça do puzzle
         Tal como outros jogos da série este é um de qualidade excepcional, usando a mesma formula e com uma evolução visível. Não consigo deixar de dizer que é uma série que recomendo a experimentar a todos os possuem um DS, mas talvez este não seja o jogo para começar, pois para além de continuar de certa forma a história do anterior também se nota um aumento na dificuldade comparado com o jogo anterior. Mesmo assim um belo jogo com alma como outros da série. 

0 comments :