Google+

quinta-feira, junho 06, 2013

Análise: Conferência pre-E3 Konami



Como já tínhamos anunciado, hoje realizou-se a conferência da Konami com a intenção de mostrar ao mundo o que esperar deles na E3 deste ano. Depois de ter assistido começo a notar um padrão que as companhias de jogos estão a ficar sem ideias e a jogar muito pelo o seguro, mas ao menos não posso dizer que fiquei totalmente decepcionado com a conferência. Ora em seguida estão os meus pensamentos sobre ela:

Dance Dance Revolution Classroom Edition
Ora aqui está uma maneira estranha de começar, a conferência começou com o anuncio de uma versão do popular jogo de dança para as escolas de forma a promover o exercício físico e como estava a ser bem aceite pela escolas dos EUA. É sem duvida um causa nobre e um bom exemplo de como os jogos podem servir mais do que para jogar, mas acho que começar com este assunto é um pouco estranho quando a conferência é de certa forma dedicada aos jogadores. No fundo eu percebo que a Konami veja isto como um triunfo e queira mostrar esse mesmo triunfo à industria, não há mal nisso só o posicionamento do anuncio na conferência é estranho.

Estúdios Indie
A seguir foi falado no apoio por parte da empresa a estúdios indie, o que por si é bom pois estes trazem novas ideias frescas e únicas ao mercado, mas não pode deixar de verificar que a maior parte deste jogos eram pequenos jogos mobile e para plataformas como o facebook que de inovativos pareciam ter pouco.

PES
Agora começamos a entrar nos grandes, com o Pro Evolution Soccer 2014 em primeiro. Como sempre o objectivo do jogo continua a ser tentar ser o melhor a dar uma experiência de futebol em videojogo, e como já vimos vai ter uma grande competição do FIFA 14 novamente. Então o que trazem eles para o fazer, bem para além de uma melhor qualidade de gráficos e animações também trazem um melhorado "engine", o "fluidity", com certas características. Foram faladas dessas características três em especifico, primeiro a "true ball tech" que torna possível o controlo da bola em todas as direcções, mesmo no ar, segundo o m.a.s.s. que simulado com máximo realismo o contacto de jogadores, e por último o "heart concept" que se baseia no na moral da equipa e na motivação do jogadores que vai alternando dependendo da situação. Estas e mais outras características estarão no jogo e mais vai ser falado ao longo do tempo. No final esta parte é o esperado, visto que não há muito mais a fazer do que ir refinando e adicionando coisas ao jogo, e estas características parecem ser uma evolução natural do género.

Metal Gear Solid 5
Continuamos nos grandes com a série Metal Gear Solid e a sua nova entrada. Infelizmente pouco foi dito, sabemos que o jogo contêm o "fox engine" e passa-se quando o protagonista Snake tem 49 anos. Sabemos que o criador quer criar uma história que baseia mais no sentimento e expressão humana, tentando eliminar o foco no texto do jogo. O actor Kiefer Sutherland dará voz e expressão ao protagonista de forma a cumprir esse objectivo. Com tudo isto pouco falaram do jogo em si o que me desapontou um pouco, mas o foco de Metal Gear Solid é a história por isso é compreensível, pena que não tenham falado muito dela para além de que a vingança é um dos temas principais.

Castlevania Lords of Shadows 2
O ponto final da conferência foi Castelvania com a sequela do jogo Lords of Shadow, ficamos a saber que tem como partido o estilo do ultimo jogo mas melhorado com novos inimigos e mais estratégia de combate. A novidade do jogo é uma exploração livre e não progressiva de nível para nível como o jogo anterior, talvez a tentar aproximar-se de um género "metroidvania" como outros jogos da série. A história foca-se em Dracula, mas num ambiente que simula o tempo actual, mantendo elementos da série como o castelo do Dracula. Também foi dito que vão dar bastante importância à musica, baseando-a no desenvolvimento das personagens, de forma a dar vida ao ambiente. Pessoalmente não gosto muito do estilo de jogo que o Lords of Shadow introduziu mas vou esperar por mais noticias para dar uma opinião final, mas até agora não gosto muito dos sinais que o trailer deu.

Conclusão
No final posso dizer que a Konami fez uma apresentação bastante casual sem grandes surpresas e claro que jogar pelo seguro ás vezes é bom, mas acho que faltou um toque de suspense e euforia. Parece que começamos a E3 de forma bastante calma, vamos ver que surpresas nos esperam mais à frente.     

Daqui foi o redhellc e tenham bons jogos pessoal. 





  

          

0 comments :