Análise: Professor Layton and the Miracle Mask
Analisado por Redhellc
O retorno aos puzzles
Professor Layton, a série de jogos sobre
puzzles que saíram na Nintendo DS continuou a sua segunda trilogia na sucessora
da mesma, a Nintendo 3DS. De novo voltamos a seguir o professor nas suas
aventuras e quebra-cabeças, desta vez com um novo toque, porque afinal a 3DS
faz parte da nova geração, e novas gerações significam novas expetativas.
A cidade dos milagres
A história começa como muitos outros
jogos da série: o professor recebe uma carta de uma amiga de infância, Angela
Ledore, a pedir a ajuda deste. Aparentemente, devido a uma máscara com poderes
especiais, a cidade onde esta reside encontra-se sobre a ameaça de uma
maldição. Intrigado, o professor resolve ir investigar, acompanhado como sempre
pelo seu aprendiz, Luke Triton, e a sua assistente Emmy Altava, seguindo em
direcção à cidade, Monte D’Or. Na sua chegada verificam que uma série de
“milagres” andam a aterrorizar os habitantes, obra de um tal Masked
Gentleman. Depois de uma perseguição que acaba em falhanço, estes decidem ir
começar a investigação pela pessoa que os levou a Monte D’Or em primeiro lugar.
Aí, descobrimos que este Masked Gentleman anda a aterrorizar a cidade há algum
tempo e que por uma certa razão, a ligação entre o professor e Angela não é das
melhores. A partir daí a história e a investigação começam a ganhar passo.
Posso já dizer que se uma pessoa não joga
estes jogos pelos puzzles, joga então sem dúvida pela história. E este, como
sempre, não desaponta. Claro que, em relação a outros jogos da série, este é um
pouco mais soft, mas a qualidade continua lá. O mistério à volta da cidade é
sem dúvida muito interessante e as personagens continuam a emanar um charme
cativante. Tal como nos outros jogos, vêem-se os detalhes trabalhados destas, seja
nas revelações grandes, ou nas coisas que passam mais despercebidas. Também
gostei muito do facto da história entrar um pouco mais no passado do professor, o que
eles parecem estar a fazer muito nesta trilogia, dando-lhe um toque diferente.
Puzzles há muitos!
A série é sem dúvida conhecida pelo seu
gameplay à base de pequenos quebra-cabeças, e não há falta destes neste jogo.
Penso que alguns repetem-se um pouco mais do que o normal, tendo em
conta outros jogos. Mas este jogo compensa com outros desafios, dado que em certas
alturas do jogo este vira para outro tipo de gameplay. Temos uma perseguição a
cavalo logo no início do jogo e ainda um capítulo inteiro composto de um tipo
exploração de grutas com uma vista de cima. Enquanto eu penso que a última
começa a arrastar-se no final, continua a ser uma lufada de ar fresco naquele
ponto do jogo.
A grande melhoria que o jogo apresenta é
sem dúvida a parte de investigação e exploração normal na cidade. Agora na 3DS
estas secções são mais em 3D o que possibilita uma exploração mais do estilo de
um point-click que antes. O jogo também adiciona novas habilidades neste
gameplay, como a possibilidade de fazer zoom nalgumas áreas. As mudanças feitas
nestas fases fazem-nas muitas mais divertidas, ao ponto em que às vezes gostava
de passar mais tempo a explora-las entre puzzles.
O jogo também traz alguns mini-jogos
quando se quer fazer uma pausa do jogo normal, estes são o que a série já nos
habitou. Não são nada do outro mundo, mas servem para uma pequena distracção.
Um visual atualizado
Com o salto para uma nova consola o jogo
recebeu uma “pequena” atualização de visual. As personagens são agora renderizadas
em 3D, e mesmo que os seus modelos estejam um pouco datados, parecem bem,
especialmente usando o 3D da consola. Os cenários são ainda em 2D, mas têm
agora um pouco mais de profundidade, também melhorado pelo efeito 3D. Aliás, este deve ser um dos poucos jogos onde para mim o jogo fica melhor com o 3D
ligado. Os puzzles continuam com a mesma apresentação de sempre, nada de
especial a realçar.
A maior parte das cutscenes continuam a
ser num estilo anime com a grande qualidade normal delas, mas de vez em quando
também podemos ver uma cutscene com os modelos in-game do jogo. Se bem que os
modelos obviamente não foram desenhados para isso.
Em termos de música, esta continua
espectacular, com uma banda sonora que não deixa nada a desejar. Então e com a
qualidade superior que a 3DS oferece em relação à consola anterior, sente-se
mesmo um aumento na qualidade da música.
Revelação final
Com uma história bastante boa, um
gameplay sólido e diversificado, uma apresentação boa, onde a música é mestre.
Sem dúvida que o salto de geração fez bem à série, visto que não só nos dá uma experiência familiar mas também novidades com esta, que resultam num jogo
bastante agradável. Não é perfeito e não é o meu favorito, mas bolas se não é
bom! Consigo facilmente recomendar o jogo para pessoas que queiram um ótimo jogo
na 3DS, especialmente para quem gosta de uma boa história e/ou de uns
quebra-cabeças. E para o fãs é um must, como todos os outros.
Sem dúvida, no final o jogo deixa a pessoa
presa e a desejar jogar mais.
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