Google+

sábado, junho 13, 2015

Pré-E3 2015


É aquela altura do ano outra vez, outra “semana” só sobre jogos. E que semana, se nos outros anos havia que falar e antecipar, este ano parece que o evento vai ser ainda maior, pelo menos quando falamos a nível de conferencias e outros grandes eventos dentro da E3.

Para além das standards, Sony, Nintendo, Microsoft, EA e Ubisoft, temos também a Square Enix, Bethesda e até uma conferência só dedicada ao mundo do PC.

A começar este ano, pela primeira vez, temos a Bethesda, que já mostrou a sua primeira carta há uns dias, com o anúncio de Fallout 4, mas, sinceramente, quem é que já não estava à espera disto?

Da Xbox estou à espera do habitual, Halo, Forza, Tomb Raider, Call of Duty. Pelo menos toda aquela palhaçada com a TV já acabou. E até pode ser que me surpreendam, dado que no ano passado até tiveram uma apresentação decente. No que toca ao novo modelo anunciado, meh, é apenas um aumento de tamanho no espaço. No entanto, a baixa de preço no modelo anterior é apreciada.


No que toca à Sony, esta foi a que me desapontou mais o ano passado. Depois da apresentação tão forte que tiveram da PS4 no ano anterior, parece que no ano passado não estavam realmente preparados para dar uma continuação ao hype. No entanto, penso que este ano as coisas vão mudar, e estou realmente à espera que a Sony apareça com uma biblioteca de jogos digna da PS4. O quê? A Sony tem outra consola que não a PS4 ou a PS3? Nah, devem estar enganados, a PSP foi obviamente a última portátil da Sony.


E quando falamos da Nintendo, não há duvida que nos últimos tempos eles tem feito um ótimo trabalho na E3 em termos de apresentação e não é segredo nenhum que tenho sido um pouco bias em relação a eles. Este ano eles parecem estar tão fortes como nos últimos anos, tão confiantes que até vão fazer um pequeno Direct só dedicado ao Smash um dia antes da E3 começar. Para o show deles, de certeza que podemos contar com grandes jogos como Starfox e Xenoblade Chronicles X, e espero também algumas surpresas como um novo jogo de Metroid ou talvez ver um pouco mais do Pokkén. Enfim, estou novamente à espera de um espetáculo brilhante e com bastante humor a acompanhar.

No que toca à EA e à Ubisoft, vou coloca-las no mesmo saco. O ano passado não mostraram nada de novo. Aliás, até pouco gameplay mostraram, era só trailers em CGI. Grande treta que foi, e este ano não parecem estar a fazer grande coisa que mostre uma mudança de atitude. Mas talvez fique surpreendido com o Star Wars Battlefront.

Agora, entrando novamente nas novidades, os meus pensamentos em relação à Square Enix são um pouco confusos. Eu quero sem dúvida ver o que eles têm preparado para o FFXV e para o Kingdom Hearts 3, tal como outros jogos como o Bravely Second. Mas nos últimos anos eles também têm tido umas práticas algo questionáveis… Bem, se os últimos esforços são alguma indicação, ao menos estão a fazer alguma coisa de bom.

Umas das conferências que mais me intriga é dedicada ao PC, pois parece-me que vai ser importante. Muitos Developers e Publishers vão fazer uma aparição, o que me deixa entusiasmado. No entanto, é óbvio que a Valve vai provavelmente roubar grande parte do espetáculo. Fico feliz por ver como o PC evoluiu no espaço para jogos, é interessante que ainda há uns anos ninguém queria colocar os seus jogos lá, mas o espaço evoluiu de tal maneira que agora é uma das melhores plataformas para jogos.

A um nível ainda mais pessoal, fico triste que este ano a Sega não vá mostrar nada de interessante, nem vão ter um Booth nem nada. No entanto, fico feliz por franchises como o Street Fighter e afins estarem a manter-se vivos apesar da estupidez dos seus Publishers. Também há uns quantos jogos indie dos quais eu quero ver mais, como Shantae e Mighty No. 9.


Gostava de ver uma confirmação para a localização de jogos como o novo Ace Attorney, que a Nintendo se reservarsse um pouco em relação aos Amiibos (já tenho demasiados para comprar) e espero ver mais sobre o Project X Zone 2. 
Finalmente não posso esquecer a Platinum Games, não só eles comentaram que vão anunciar um novo jogo na E3, como temos ainda que ver gameplay do ScaleBound (que foi anunciado o ano passado).


E enquanto escrevo este artigo, a Oculus Rift já fez a sua conferência pré-E3, que dá uma abertura fraca (sinceramente, aquilo foi deprimente) a uma E3 que se parece estar a tornar-se um evento mais interessante que o habitual. 

0 comments :