Google+

quinta-feira, maio 29, 2014

Artigo: Ubisoft porquê?


Com a E3 a chegar, algumas memórias e pensamentos têm vindo ao de cima em relação à do ano passado. E, quando falamos destas, umas das que mais depressa me vem ao de cima é o desapontamento que tive pela Ubisoft, e ao que parece sem grandes melhorias no horizonte, quando temos em conta as controvérsias dos últimos tempos em relação ao jogo Watch_Dogs e a apresentação da capa de Far Cry 4.

Far Cry 4. Não sabemos muito sobre o jogo para além da sua capa e que já é possível pré-reservar. Sinceramente, que estupidez abrir pré-reservas para um jogo sem sequer mostrar a porcaria de um trailer. Mas a maior controvérsia vem da sua capa onde representa o que parece ser um acto de racismo, o qual obviamente levantou muita discussão e ataques contra a empresa. A própria ficou um montante de tempo irracional, para os dias de hoje, para responder a tudo isto. Não dizendo que assaltar a empresa logo sem saber detalhes sobre o jogo é estúpido, mas a culpa é também da Ubisoft por não revelar tais detalhes e só mostrar a porcaria de uma capa sem contexto nenhum…

E depois temos Watch_Dogs, um jogo que parecia tão promissor no seu anúncio, não foi bem aquilo que muitos estavam à espera. E com problemas na fidelidade de apresentação de muitas versões o jogo não está a dar a melhor fama à Ubisoft, visto que já não é a primeira vez que apresenta um demo melhor do que o jogo tem para oferecer.

Isto claro se não contarmos com a acção que eles fizeram o ano passado, quando passaram a perna a muitos jogadores que compraram a Nintendo Wii U para poderem jogar o exclusivo para a consola, Rayman Legends, que acabou por ser adiado e relançado para todas as consolas. Muitas pessoas ficaram aborrecidas e com razão, quando foi dito que a versão da Wii U já estava mais que completa. Isto até levou alguns membros da equipa a retirarem-se do estúdio que criou o jogo por estarem contra a medida.

Bem, a mim pessoalmente não me afectou muito, pois nenhum daquele tipo de situações até agora tinha envolvido jogos pelo qual eu estava realmente interessado. Isto até há pouco tempo, quando decidi voltar a jogar um jogo que há muito não jogava, TMNT: Smash Up, um jogo de luta das Tartarugas Ninja que celebra o 25º aniversário da tartarugas. 


O jogo saiu para a Wii e PS2, mas como eu, infelizmente, já não possuía o meu jogo original para a Wii, consegui arranjar um barato para a PS2 e reviver memórias do jogo. Bem, onde eu quero chegar é que quando fui para tentar desbloquear todas as personagens do jogo, descobri que a versão da PS2, supostamente afirmado pela Ubisoft ser igual à da Wii, contém não só 3 personagens a menos, mas também menos campos de batalha… O que me enfureceu imenso, porque não só a versão da PS2 tem uma apresentação mais fraca que a da Wii, sabendo que a PS2 é bem capaz de aguentar mais do aquilo que o jogo oferece, mas também o número total de personagens, contando com as 3 não incluídas, é de 15. Quando consideramos o facto de o jogo ser o aniversário de 25 anos das tartarugas e ainda o facto de o estúdio ter feito parte do desenvolvimento do Super Smash Bros Brawl, o que se nota muito na jogabilidade, é um número estupidamente baixo de lutadores.

Bem, a verdade é que a Ubisoft já não tem os direitos para o franchise das TMNT, estando agora com a Activision, o que sinceramente não sei bem que pensar. Mas a verdade é que a Ubisoft desapontou-me imenso, e olhando para o que estou a ver agora não me surpreende mais em ver acções do estilo do Demo do Watch_Dogs parecer melhor que o jogo final. E é ainda pior quando pensamos que os casos que mencionei em cima são apenas exemplos...

Ubisoft, há dois anos parecias estar a entrar num caminho que outras Empresas não queriam seguir e agora, não pareces mais que outra EA, Capcom ou Activision. Quando ouvia a tua conferência há dois anos pensei “Meu, este pessoal parece mesmo estar a tentar fazer uma cena fixe, criar jogos não só a pensar no dinheiro, mas nas pessoas que os jogam e nos criadores que os fazem”. Onde está essa Ubisoft agora?

0 comments :