Google+

sexta-feira, agosto 23, 2013

Análise: Tekken 3D Prime Edition

Analisado por redhellc


Get Ready For the Next Battle!
Não é preciso ser um grande conhecedor de videojogos de luta para conhecer um franchise como Tekken, produzido pela Namco. Tekken 3D Prime Edition, como o nome indica, é um jogo da série lançado para a Nintendo 3DS em Fevereiro de 2012, como bónus... e como bónus quero dizer metade da experiência do jogo, o filme Tekken: Blood Vengeance vem incluído em 3D, com o jogo. O filme nem é mauzito, é sem dúvida uma boa adoção de um jogo para um filme, não é ambicioso e segue a história dos jogos. Mas não estou para falar do filme, mas sim do jogo, por isso vamos continuar com história.


[404] Error
            Eu devo estar enganado, mas eu penso que nos encontramos no século XXI. Uma história é uma norma num jogo, especialmente num deste calibre… Mas aparentemente alguém se esqueceu de avisar a equipa de produção. Quer dizer, mesmo numa altura em que os jogos não tinham capacidade para grandes histórias havia alguma coisa neles, nem que fosse no manual. Aqui zero, nada, nicles! O que é uma pena porque uma das coisas de que gosto no franchise é a história, mesmo que um pouco confusa e mirabolante. E modo arcade, nem vê-lo!… Desapontante.


Várias gerações de combatentes
            A jogabilidade de um jogo de luta, normalmente é tão boa como os seus anos, afinal este é um género que vai refinando a sua jogabilidade com pequenas modificações de forma a acomodar um jogo mais equilibrado. Isto juntamente com a adição de combos novos e personagens novas também. Neste jogo, infelizmente, pouco se nota disso. Não quero dizer que a jogabilidade não é boa, mas sim que da iteração anterior (Tekken 6) para este jogo não se nota grande diferença. O que, como disse, não é mau, quando se trata de um jogo em si, mas para uma evolução de um franchise como este, a evolução da jogabilidade em si é muito importante ou corre o risco de estagnar. Mesmo assim, a jogabilidade assenta bem aos botões da consola, quer dizer, quando se fala da disposição dos botões de consolas e não de máquinas de arcades.
            No que toca a campos, há alguns novos, mas são poucos, e os poucos que oferece nada se comparam ao que vem na versão anterior (Tekken 6).
          Em  modos, nem  se fala, quer dizer, o jogo nem oferece um modo arcade, uma imagem de marca dos jogos de luta! Em vez disso oferece um modo especial de “survival”. Ou seja, não há modo “survival” normal também, mas sim este especial que de vez em quando gosta de mandar umas lutas especiais sem dizer como é suposto se vencer… Maravilhoso. Mas no que toca ao modo online, não há queixas, oferece um modo de lutas online bastante robusto para um jogo de uma portátil. Aliás, até posso dizer que o jogo provavelmente foi feito com esta idealidade em mente, multijogador online em primeiro. Pena que nem tenta oferecer uma boa experiência a solo.


O estilo também conta
            O jogo opta por um design 3D, outra imagem de marca do franchise, que parece usar bastante bem as capacidades da consola que cria um aspecto agradável ao jogo, mesmo que em certos momentos falhe devido às limitações da consola. Mas tanto os modelos e como as animações das personagens parecem bem, só os campos é que parecem um pouco vazios e desprovidos de vida, especialmente os novos criados para este jogo.
          Em termos de banda sonora aguenta-se bem, energética, dando um ambiente apropriado às lutas de acordo com o campo. Pode, no entanto, tornar-se excepcionalmente repetitiva.


KO!
                 Bem, no fundo, consegue-se ver que o jogo foi feito com um propósito em mente, poder jogar um jogo do Tekken num consola portátil e consegue fazer isso bem. Mas isso deixa um vazio, pois o jogo não tenta ser mais do que isso e apoia-se muito no jogo anterior, e não é um filme incluído que vai melhorar a qualidade do jogo em si. Mesmo gostando bastante do franchise, só consigo aconselhar este jogo a aficionados do género ou do franchise que tenham uma Nintendo 3DS.

0 comments :