Artigo: Ubisoft porquê?
Com a E3 a chegar, algumas memórias e pensamentos têm vindo ao de cima
em relação à do ano passado. E, quando falamos destas, umas das que mais
depressa me vem ao de cima é o desapontamento que tive pela Ubisoft, e ao que
parece sem grandes melhorias no horizonte, quando temos em conta as
controvérsias dos últimos tempos em relação ao jogo Watch_Dogs e a apresentação
da capa de Far Cry 4.
Far Cry 4. Não sabemos muito sobre o jogo para além da sua capa e que
já é possível pré-reservar. Sinceramente, que estupidez abrir pré-reservas para
um jogo sem sequer mostrar a porcaria de um trailer. Mas a maior
controvérsia vem da sua capa onde representa o que parece ser um acto de
racismo, o qual obviamente levantou muita discussão e ataques contra a empresa.
A própria ficou um montante de tempo irracional, para os dias de hoje, para
responder a tudo isto. Não dizendo que assaltar a empresa logo sem saber
detalhes sobre o jogo é estúpido, mas a culpa é também da Ubisoft por não
revelar tais detalhes e só mostrar a porcaria de uma capa sem contexto nenhum…
E depois temos Watch_Dogs, um jogo que parecia tão promissor no seu
anúncio, não foi bem aquilo que muitos estavam à espera. E com problemas na
fidelidade de apresentação de muitas versões o jogo não está a dar a melhor fama à Ubisoft, visto que já não é a primeira vez que apresenta um demo melhor do que o jogo tem para oferecer.
Isto claro se não contarmos com a acção que eles fizeram o ano
passado, quando passaram a perna a muitos jogadores que compraram a Nintendo
Wii U para poderem jogar o exclusivo para a consola, Rayman Legends, que acabou
por ser adiado e relançado para todas as consolas. Muitas pessoas ficaram
aborrecidas e com razão, quando foi dito que a versão da Wii U já estava mais
que completa. Isto até levou alguns membros da equipa a retirarem-se do estúdio
que criou o jogo por estarem contra a medida.
Bem, a mim pessoalmente não me afectou muito, pois nenhum daquele tipo
de situações até agora tinha envolvido jogos pelo qual eu estava realmente
interessado. Isto até há pouco tempo, quando decidi voltar a jogar um jogo que
há muito não jogava, TMNT: Smash Up, um jogo de luta das Tartarugas Ninja que
celebra o 25º aniversário da tartarugas.
O jogo saiu para a Wii e PS2, mas
como eu, infelizmente, já não possuía o meu jogo original para a Wii, consegui
arranjar um barato para a PS2 e reviver memórias do jogo. Bem, onde eu quero
chegar é que quando fui para tentar desbloquear todas as personagens do jogo,
descobri que a versão da PS2, supostamente afirmado pela Ubisoft ser igual à da
Wii, contém não só 3 personagens a menos, mas também menos campos de batalha… O
que me enfureceu imenso, porque não só a versão da PS2 tem uma apresentação
mais fraca que a da Wii, sabendo que a PS2 é bem capaz de aguentar mais do
aquilo que o jogo oferece, mas também o número total de personagens, contando
com as 3 não incluídas, é de 15. Quando consideramos o facto de o jogo ser o
aniversário de 25 anos das tartarugas e ainda o facto de o estúdio ter feito parte do desenvolvimento do Super Smash Bros Brawl, o que se nota muito na jogabilidade, é um número
estupidamente baixo de lutadores.
Bem, a verdade é que a Ubisoft já não tem os direitos para o franchise
das TMNT, estando agora com a Activision, o que sinceramente não sei bem que
pensar. Mas a verdade é que a Ubisoft desapontou-me imenso, e olhando para o
que estou a ver agora não me surpreende mais em ver acções do estilo do Demo do
Watch_Dogs parecer melhor que o jogo final. E é ainda pior quando pensamos que os casos que mencionei em cima são apenas exemplos...
Ubisoft, há dois anos parecias estar a entrar num caminho que outras Empresas
não queriam seguir e agora, não pareces mais que outra EA, Capcom ou
Activision. Quando ouvia a tua conferência há dois anos pensei “Meu, este
pessoal parece mesmo estar a tentar fazer uma cena fixe, criar jogos não só a pensar
no dinheiro, mas nas pessoas que os jogam e nos criadores que os fazem”. Onde está essa Ubisoft agora?
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