Google+

quarta-feira, maio 22, 2013

Análise: Metroid Fusion

Analisado por redhellc



Invasão metroid a caminho?
      Metroid Fusion é o quarto jogo da serie Metroid das aventuras 2D que foi lançado no Gameboy Advance pela Nintendo. A serie conta a história de uma caçadora de recompensas, Samus Aran, e o sua batalha contra a terrível espécie que são os metroid, sim o jogo tem o nome do inimigo principal jogo, que querido. Este é um franchise que reverte já para os tempos da NES, Nintendo Entertainment System, um tempo de jogos 8-bit, mas como se deu ele no seu primeiro lançamento no GBA?    



 (Inserir razão para perder upgrades aqui)
        A história começa com a nossa heroína a investigar uma área do planeta SR388, onde encontra um ser vivo chamado parasita X, onde este entranha-se dentro dela. Quando esta mais tarde está na sua nave o parasitiva começa a fazer efeito e fazendo-a despenhar contra um cinto de asteróides. A Federação Galáctica consegue salva-la, mas esta continua a morrer devido ao parasita, não havendo cura possível. Mas miraculosamente alguém consegue encontrar a cura através de uma amostra de ADN de metroid, sendo este os inimigos naturais dos Xs. Quando esta acorda descobre que partes do seu fato tiveram que ser removias e as partes que sobraram fizeram o novo fato agora chamado Fusion, conveniente. Depois de tudo isto é contactada para a estação BSL, de onde faziam parte os agentes que a estavam a acompanhar no planeta SR388, onde descobre que os X’s não só se infiltraram nos agentes como conseguem imitar os seres em que se infiltram, juntamente com a habilidade de se poderem multiplicar assexuadamente, estes não têm qualquer problema a infestar a estação. O trabalho de Samus, destruir todos os X’s e salvar a estação.
       No final a história passa-se logo a seguir a Super Metroid na Snes, e passa para um plano de fundo dando lugar a uma jogabilidade de exploração, com pequenos avanços ao longo do tempo. Não deixa de ser uma história boa para o jogo e que constrói muito suspense. Estranho para um jogo chamado metroid, não haver nenhum, estranho… 



Um, dois, três…Um upgrade de cada vez
     A jogabilidade de metroid começa simples, setas para movimentar, um botão para saltar, outro para disparar, e um para focar na diagonal. Parece fácil, mas depois integrasse um das funcionalidades de metroid, upgrades para a armadura, começa com misseis que tiram mais que os lasers, junta-se a “morph ball” que transforma numa bola. Mais upgardes para o laser e para o fato até se ficar uma autêntica máquina de matar.
      Exploração também é um fator muito importante na jogabilidade, é a forma de encontrar upgrades, e baseia-se numa ação do género de plataformas onde se vai defrontando inimigos. Devido a baixa quantidade de upgrades iniciais na armadura é provável um número de mortes iniciais alto, mas a perseverança dá frutos no futuro quando o jogo brilha mais. Mesmo que a exploração alguma das vezes seja um pouco linear, em contrapartida faz a fusão com a história muito mas imersiva e fluída. 
       Como em muitos outros jogos existem os ocasionais bosses, que vão dos pateticamente fáceis para os decentemente difíceis. Mas sem duvida um ponto forte do jogo com grande variedade neste campo.    



O ambiente perfeito para os Xs
     O jogo brilha na apresentação sem dúvida, ótimas animações de sprites bem detalhadas e efeitos sonoros de alta qualidade (no GBA). Com música de fazer mexer o corpo a dar um ambiente sinistro e “up-beat”, o jogo não desaponta neste campo.
        O níveis são bastante variados, abrangendo diversos temas que ajudam a separar as diversas partes da estação, criando a sensação que a estação é um mundo nela própria. O estilo assenta bem à saga metroid usando um estilo sci-fi, onde os updates gráficos são muito bem-vindos e a nível muito acima da norma do gba.   



Contagem decrescente para o fim
      Em conclusão o jogo não desaponta, não só como um jogo na saga mas também como sucessor de Super Metroid. Com maior ênfase na história e exploração mais linear segue uma tática diferente do seu antecessor, mas que funciona na mesma.
      Um jogo que ao ser jogado tanto por fans como casuais é possível verificar a sua qualidade, mas a sua dificuldade pode afastar alguns jogadores que sejam menos pacientes ou um pouco inexperientes. Experimentem e vejam se combina com o vosso estilo de jogo.      


0 comments :