Análise: Tekken 3D Prime Edition
Analisado por redhellc
Get Ready For the Next Battle!
Não é preciso ser um grande
conhecedor de videojogos de luta para conhecer um franchise como Tekken,
produzido pela Namco. Tekken 3D Prime Edition, como o nome indica, é um jogo da
série lançado para a Nintendo 3DS em Fevereiro de 2012, como bónus... e como
bónus quero dizer metade da experiência do jogo, o filme Tekken: Blood
Vengeance vem incluído em 3D, com o jogo. O filme nem é mauzito, é sem dúvida
uma boa adoção de um jogo para um filme, não é ambicioso e segue a história dos
jogos. Mas não estou para falar do filme, mas sim do jogo, por isso vamos
continuar com história.
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Eu
devo estar enganado, mas eu penso que nos encontramos no século XXI. Uma
história é uma norma num jogo, especialmente num deste calibre… Mas
aparentemente alguém se esqueceu de avisar a equipa de produção. Quer dizer,
mesmo numa altura em que os jogos não tinham capacidade para grandes histórias
havia alguma coisa neles, nem que fosse no manual. Aqui zero, nada, nicles! O
que é uma pena porque uma das coisas de que gosto no franchise é a história,
mesmo que um pouco confusa e mirabolante. E modo arcade, nem vê-lo!…
Desapontante.
Várias gerações de combatentes
A
jogabilidade de um jogo de luta, normalmente é tão boa como os seus anos,
afinal este é um género que vai refinando a sua jogabilidade com pequenas
modificações de forma a acomodar um jogo mais equilibrado. Isto juntamente com
a adição de combos novos e personagens novas também. Neste jogo, infelizmente,
pouco se nota disso. Não quero dizer que a jogabilidade não é boa, mas sim que
da iteração anterior (Tekken 6) para este jogo não se nota grande diferença. O
que, como disse, não é mau, quando se trata de um jogo em si, mas para uma
evolução de um franchise como este, a evolução da jogabilidade em si é muito
importante ou corre o risco de estagnar. Mesmo assim, a jogabilidade assenta
bem aos botões da consola, quer dizer, quando se fala da disposição dos botões
de consolas e não de máquinas de arcades.
No que
toca a campos, há alguns novos, mas são poucos, e os poucos que oferece nada se
comparam ao que vem na versão anterior (Tekken 6).
Em modos, nem se fala, quer dizer, o jogo nem oferece um modo arcade, uma imagem
de marca dos jogos de luta! Em vez disso oferece um modo especial de
“survival”. Ou seja, não há modo “survival” normal também, mas sim este
especial que de vez em quando gosta de mandar umas lutas especiais sem dizer
como é suposto se vencer… Maravilhoso. Mas no que toca ao modo online, não há queixas,
oferece um modo de lutas online bastante robusto para um jogo de uma portátil.
Aliás, até posso dizer que o jogo provavelmente foi feito com esta idealidade
em mente, multijogador online em primeiro. Pena que nem tenta oferecer uma boa
experiência a solo.
O estilo também conta
O
jogo opta por um design 3D, outra imagem de marca do franchise, que parece usar
bastante bem as capacidades da consola que cria um aspecto agradável ao jogo,
mesmo que em certos momentos falhe devido às limitações da consola. Mas tanto
os modelos e como as animações das personagens parecem bem, só os campos é que
parecem um pouco vazios e desprovidos de vida, especialmente os novos criados
para este jogo.
Em
termos de banda sonora aguenta-se bem, energética, dando um ambiente apropriado
às lutas de acordo com o campo. Pode, no entanto, tornar-se excepcionalmente
repetitiva.
KO!
Bem,
no fundo, consegue-se ver que o jogo foi feito com um propósito em mente, poder
jogar um jogo do Tekken num consola portátil e consegue fazer isso bem. Mas
isso deixa um vazio, pois o jogo não tenta ser mais do que isso e apoia-se
muito no jogo anterior, e não é um filme incluído que vai melhorar a qualidade
do jogo em si. Mesmo gostando bastante do franchise, só consigo aconselhar este
jogo a aficionados do género ou do franchise que tenham uma Nintendo 3DS.
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